Misturança

Brincando com a literatura e, quando possível, com tudo que tenha a ver com arte.
Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Facebook

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A arte de aconselhar

Caro jovem desventuroso, soube do amor não correspondido que nutre por uma mulher. Eu sei, é uma dor profunda como se tivesses uma pedra a esmagar o coração, mas lembre-se: “Muitas vezes a desventura incita o engenho.”, e é nisso que precisa se concentrar. O ideal a fazer é seguir algumas orientações que alegremente lhe darei, através de algumas regras que fixei, para que consiga atingir seu objetivo.

1º: “Despoja-te de todo orgulho se queres ser amado por longo tempo.” Sim, caro amigo, o orgulho é o maior inimigo daquele que ama e quer ser correspondido. Se pensas que o amor dessa mulher vale o teu orgulho, muito bem, prossiga.
2º Vá ao primeiro baile que ela for. Tome uma garrafa de vinho e “Faze com que tua língua fingidamente pronuncie palavras gaguejantes, a fim de que se cometeres algum atrevimento, por palavras ou atos, tal coisa seja atribuída ao excesso de vinho.” Seja ousado! Este é o momento em que apostará todas as suas fichas para arrebatar-lhe o coração.
3º e último, depois de conquistada, “Faze com que tua amante se acostume contigo; nada há de mais poderoso que o hábito.” Esse é o grande segredo, caro Werther, o hábito tudo releva e o amor se aconchega nos seus pés como um gatinho manso.
Espero sinceramente que essa breve carta venha em seu socorro, pois sei que se encontra desesperado.
Cordialmente
Ovídio

A arte de amar - Ovídio
Os sofrimentos do jovem Werther - Goethe

0 comentários: